sábado, 2 de outubro de 2010

Ogum


Ogum dá aos homens o segredo do ferro

Na Terra criada por Oxalá, em Ifé, os orixás e os seres humanos trabalhavam e viviam em igualdade.Todos caçavam e plantavam usando frágeis instrumentos feitos de madeira,pedra ou metal mole.
Por isso o trabalho exigia grande esforço.Com o aumento da população de Ifé, a comida andava escassa. Era necessário plantar uma área maior.
Os orixás então se reuniram para decidir como fariam para remover as árvores do terreno e aumentar a área da lavoura. Ossaim , o orixá da medicina, dispôs-se a ir primeiro e limpar o terreno.
Mas seu facão era de metal mole e ele não foi bem sucedido. Do mesmo modo que Ossaim, todos os outros orixás tentaram um por um, e fracassaram na tarefa de limpar o terrno para o plantio.
Ogum,que conhecia o segredo do ferro,não tinha dito nada até então.Ogum pegou seu facão,de ferro,foi até a mata e limpou o terreno.
Os orixás,adminrados,perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão.
Ogum respondeu que era o ferro, um segredo recebido de Orunmilá (Ifá).
Os orixás invejavam Ogum pelos benefícios que o ferro trazia,não só à agricultura,como à caça e até mesmo à guerra. Por muito tempo os orixás importunaram Ogum para saber do segredo do ferro, mas ele mantinha o segredo só para sí. Os orixás decidiram então oferecer-lhe o reinado em troca de que ele lhes ensinasse tudo sobre aquele metal tão resistente. Ogum aceitou a proposta.
Os humanos também vieram a Ogum pedir-lhe o conhecimento do ferro. E Ogum lhes deu o conhecimento da forja,até o dia em que todo caçador e todo guerreiro tiveram sua lança de ferro.
Mas, apesar de Ogum ter acietado o comando dos orixás , antes de mais nada ele era um caçador.
Certa ocasião,saiu para caçar e passou muitos dias fora numa difícil temporada.
Quando voltou da mata, estava sujo e maltrapilho.
Os orixás não gostaram de ver seu líder naquele estado.Eles o desprezaram e decidiram destituí-lo do reinado.Ogum se decepcionou com os orixás, pois, quando precisaram dele para o segredo da forja,eles o fizeram rei e agora diziam que não era digno de governá-los. Então Ogum banhou-se,vestiu-se com folhas de palmeiras desfiadas,pegou suas armas e partiu.
Num lugar distante chamado Irê, construiu uma casa embaixo da árvore de acocô e lá permaneceu. Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro não o esqueceram.
Todo mês de dezembro,celebram a festa de Iudê-Ogum,caçadores,guerreiros,ferreiros e muitos outros fazem sacrifícios em memória de Ogum. Ogum é o senhor do ferro para sempre.

Referência Bibliográfica
PRANDI,Reginaldo: Mitologia dos Orixás.São Paulo: Companhia das Letras,2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário