segunda-feira, 19 de abril de 2010

Resistência Indígena


Temos que refletir sobre o dia 19 de Abril como um dia de resistência dos vários povos indígenas que muito tem contribuído a nossa cultura brasileira .Mencionar tambem seus dramas, a falta de conscientização de parte de governantes, das elites brasileiras , de grandes ruralistas(grandes latifundíarios)e empresários que não respeitam as culturas indígenas e as zonas demarcadas d seus territórios.

Em nossa História todos sabemos que os habitantes originais eram estes mesmo povos que ocuparam a mais ou menos 15 mil anos antes de Cristo as Américas.Eram segundo alguns historiadores, mais de 5 milhões de nativos somente no território brasileiro antes da chegada dos portugueses.

Torna-se de extrema importância a política de valorização destes povos, promover o seu desenvolvimneto, respeitar suas diferenças étnicas, conhecer suas Histórias. Os indígenas resitiram no passado , resistem no presente e sempre resistiram(existirão).

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita. Adorei o teu blog. Adoro o pessoal de História. A maioria gente muito boa. O post também é muito interessante. Fala-se muito do índio do passado, todo enfeitado de plumas e o índio do presente é esquecido: doente, abandonado, viciado em álcool e outras drogas. Parece que esse ninguém vê, principalmente o governo.

    Espero voltar outras vezes.
    Abraços da Silvia.

    ResponderExcluir